sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O juazeiro





“A natureza é sábia em nos mostrar exemplos de sucesso. Nos rincões do sertão nordestino existe uma árvore que, apesar do ambiente inóspito, seco, adverso, se mantém viçosa, verde e com a copa frondosa. Chama-se juazeiro. Seu verde chega a doer na vista, face o contraste que ela gera com o resto do ambiente tórrido. E isso ocorre unicamente porque o juazeiro tem raízes profundas, que vão buscar o alimento e a água necessários lá embaixo, lá no fundo”.

Às vezes acontece que sentimos tristeza e frustrações porque aquilo que fizemos ou pensamos, não deu certo. O resultado final não foi o esperado.
Que atitude nós tomamos? Tentamos sair da mediocridade, do fracasso, do negativismo? Ficamos desanimados ou partimos para a retomada do nosso projeto?
Essa volta ao ponto inicial e a reflexão sobre a caminhada feita, são importantes para localizar o que deve ser alterado, modificado, acrescentado ou retirado.
O esforço e a constância em tudo que fazemos e vivemos nos ajudam a conseguir o sucesso e a realização do nosso objetivo.
O empreendimento de qualquer natureza, simples ou complexa, exige de nós muita dedicação, vontade, organização e preparo mental.
É preciso, como o juazeiro, fincar as raízes no que acreditamos e somos, bem no profundo do coração e da mente, com convicção e entusiasmo.
É bom nos manter atentos e reciclar sempre as emoções, as motivações e os conhecimentos.
Que tenhamos a força interior para não parar no meio do caminho que traçamos, a fim de alcançar as nossas propostas.
Faz bem lembrar e refletir o pensamento de William James: “A maior descoberta de minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude”.
E é de Deus nosso Pai que nos vem a luz e a força que precisamos para nos manter serenos e corajosos diante da vida e dos acontecimentos.   









Edição n.º 950 - Página 03    

Nenhum comentário:

Postar um comentário