sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Um brasileiro honrado, simples e generoso



Teoria não é solução para os problemas sociais do Brasil. O que se precisa fazer é arregaçar as mangas, melhorar a administração das verbas e aplicá-las diretamente onde a questão é mais urgente. Por mais longa que seja a caminhada, estou sempre pronto a dar o primeiro passo e disposto a vencê-la. (Antônio Ermírio de Moraes)



Um dos mais importantes líderes empresariais do país, Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014) foi um honrado cidadão brasileiro no mais verdadeiro sentido da palavra. Todo o seu conhecimento, toda a sua formação acadêmica e cultural, todo o seu patrimônio financeiro e todo o seu brilhantismo administrativo na gestão de uma grande indústria (a Votorantim), ele os aplicou também em ações voltadas para as áreas social, da saúde e artística. Por um breve período, em 1986, tentou seguir uma eventual carreira política, tendo se candidatado a governador de São Paulo. Perdeu para Orestes Quércia, mas seu permanente interesse pelo destino do país o levou a escrever três peças de teatro que viraram livros: “Brasil S.A.”, “Acorda, Brasil” e “S.O.S Brasil”.
Presidente de Honra do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde dois terços de internados são do SUS, Antônio Ermírio de Moraes esteve à frente da Instituição por mais de três décadas, participando ativamente do seu desenvolvimento e sendo figura determinante para que o hospital pudesse atingir a excelência no atendimento médico prestado à população. Ele defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde (“O que o hospital mais precisa é de boa administração, o que requer tempo, dedicação, amor e trabalho diário”, dizia) e educação de qualidade para todos (com esse objetivo, ele ajudou programas educacionais tanto do governo como do setor privado).
Formado pela Colorado School of Mines (nos EUA), o Dr. Antônio Ermírio de Moraes era engenheiro metalúrgico e iniciou em 1949 sua carreira no Grupo Votorantim, do qual foi presidente de honra. Ele também foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955. Sempre foi exemplo e inspiração para todos, por seus valores: ética, honradez, respeito, generosidade, dedicação, empreendedorismo tudo exercido de maneira simples e discreta.



                                


Nas palavras de admiração de Gabriel Chalita (ex-secretário de Educação de São Paulo), “o maior legado de Antônio Ermírio não é o sucesso empresarial, é a simplicidade. Por isso, teve olhos de ver e mãos de ajudar”. Nas de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, “Antônio Ermírio de Moraes encarnava o que há de melhor no povo brasileiro. Apaixonado pelo país, era um homem empreendedor e de coração generoso. Expandiu seu grupo empresarial para mais de 20 países, em inúmeras áreas de atuação”. E nas do rabino Henry Sobel, "ele era um grande espírito, um homem profundamente humilde. E quanto mais poder ele acumulou, mais humilde ele ficou. Era um gigante fisicamente, espiritualmente e mentalmente".
No domingo passado, Antônio Ermírio de Moraes deu o primeiro passo para a longa caminhada até uma estrela de outra constelação. Que Deus o tenha!






















Edição n.º 950 - Página 01



Nenhum comentário:

Postar um comentário