sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Com água não se brinca!



“A água é a seiva do nosso planeta. Preservá-la é condição essencial para a vida.” (Declaração dos Direitos da Água)



Segundo o site planeta sustentável, O Brasil tem água potável suficiente para abastecer cinco vezes a população da Terra. Mas a distribuição pelo território nacional não é equilibrada.
Os números sobre os recursos hídricos brasileiros são um exagero. Os rios que cortam o Brasil carregam 12% do total de água doce superficial do planeta - o dobro de todos os rios da Austrália e Oceania, 42% a mais que os da Europa e 25% a mais que os do continente africano.
Mesmo contando com as épocas de seca, em que os rios reduzem muito sua vazão, temos água para satisfazer as necessidades do país por 57 vezes. Com todo esse volume, seria possível abastecer a população de mais cinco planetas Terra - 32 bilhões de pessoas -, com 250 litros de água para cada um por dia. Não bastasse o recorde de águas superficiais, o Brasil abriga também extensas reservas de água subterrâneas - 27 aqüíferos, ao todo.
Mas, como ocorre em outras partes do mundo, aqui também os recursos hídricos são mal distribuídos: 74% de toda água brasileira está concentrada na Amazônia, onde vivem apenas 5% da população. Uma característica que as bacias têm em comum: todas sofrem com algum tipo de degradação por causa da ação do homem.
O site ainda trás uma informação que eu descoonhecia e fiquei um tanto quanto surpresa: as plantações e criações animais consomem, em média, 69% da água do planeta. Para produzir 1 quilo de carne bovina são gastos 15 mil litros de água, e 1 quilo de trigo consome 1,5 mil litros. Além disso, 60% da água usada na irrigação se perde ou porque evapora ou porque volta aos rios e lençóis subterrâneos. O restante é dividido entre a indústria, que consome 21%, com processos que poderiam ser melhorados, e o consumo doméstico, responsável por 10% do total.



A falta de água em São Paulo está no seu limite máximo. Precisamos urgentemente conscientizar a população para que haja uma real economia, pois as previsões indicam que a partir de novembro deste ano ainda, 2014, não haverá água suficiente para todos os bairros  da cidade e para as cidades da região metropolitanta também.

As crianças deveriam ser instruídas nas escolas a economizar água, pois elas são a melhor ferramenta para  fiscalizar os pais. Elas estão sempre alertas e vigilantes, cobrando e ensinando o que aprenderam. Levam a sério as instruções recebidas e ajudam na conscientiazação de toda a família.









Ed. n.º 946 - Página 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário