sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sobre as eleições



Nas eleições, você é o patrão. Escolha bem seus funcionários” 
(frase colhida da Internet).




Estamos em tempo de eleições. Os candidatos a Presidente da República, Senador, Governador, Deputados Federais e Estaduais, apresentam as suas propostas. O destino deste país continente para os próximos quatro anos será decidido nas urnas eletrônicas, exceto para Senador, cujo mandato é mais longo, de oito anos. Temos que ficar atentos. Não podemos, numa hora dessas, ficarmos indiferentes e omissos, ou pior ainda, optarmos pelo voto nulo e branco. É preciso que participemos do processo eleitoral como cidadãos, pois é assim que estaremos aperfeiçoando a nossa democracia. Daí a importância do voto, de fazermos nossas escolhas, afinal, temos muitas opções, e a democracia se faz assim, exercendo a nossa capacidade de escolha. Se escolhermos mal não culpe depois os políticos! Eles não têm culpa, pois se não fossemos nós, não estariam nos governando. A propósito, citando Platão: “não há nada de errado com aqueles que não gostam de política. Simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. É simples assim!...

É indiscutível que, hoje, temos mais maturidade política, e também muito mais informações do que acontece à nossa volta, principalmente por conta das redes sociais, cujas notícias se espalham rapidamente e os sistemas ágeis de buscas facilitam o acesso a reportagens, documentos, livros, vídeos, áudios, enfim, não é por falta de informação que estaremos deixando de escolher certo diante do panorama que se nos apresenta. Tudo isso exige de nós que estejamos bem atentos, e façamos as devidas comparações: com o passado dos candidatos, com o que eles se propõem a fazer, e com o que é melhor para o País, em todas as instâncias do Poder. Por isso, vivemos um momento privilegiado no exercício da cidadania e não podemos deixar de fazer a nossa parte.
A cada eleição o povo vai ficando mais consciente e atento, por isso a importância de evitarmos a indiferença. O Brasil só alcançará um nível de desenvolvimento, com mais justiça social, educação e saúde, com qualidade, segurança etc., se soubermos, enquanto cidadãos, procurar nos interessar pelo que está acontecendo, nos informar, para fazermos a melhor escolha no pleito que se aproxima. É preciso, portanto, exercer a cidadania para o bem do Brasil. Devemos ter presente que quem ganha não é quem vence eleições, e sim quem vota com inteligência e, sobretudo, consciência. Como diz o Faustão, “tomara que vocês votem tão bem nas próximas eleições, como sabem votar no BBB”!

 











Edição n.º 950 - página 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário